Só 13% das 1008 pessoas entrevistadas pela Capterra em outubro, empresa da divisão de Digital Markets do Gartner, já entraram em alguma aplicação de metaverso até agora. Mas isso não impede que todos os entrevistados sejam muito otimistas sobre o assunto: 78% disseram olhar o conceito positivamente (sendo 48% muito positivos) e 75% esperam que atinja a maturidade em até 5 anos.
Os dados fazem parte de uma pesquisa da Capterra à que a THE SHIFT acesso exclusivo, para entender o ponto de vista do consumidor. Embora um certo grau de maturidade do Metaverso só consiga ser percebido lá por 2030 - quando coisas fundamentais como interoperabilidade e experiências imersivas em novas economias virtuais vão estar presentes (segundo dados do Gartner, inclusive) - 2023 é considerado um ano bom para innovators e early adopters mergulharem nas plataformas para aprender primeiro e fincar suas bandeiras (veja gráfico abaixo).
Educar sobre o tema é importante: só quatro de cada 10 entrevistados (41%) sabiam exatamente o que é o conceito de metaverso, enquanto 33% disseram que apenas conheciam o nome.
Este é um conteúdo exclusivo para assinantes.
Cadastre-se grátis para ler agora
e acesse 5 conteúdos por mês.
É assinante ou já tem senha? Faça login. Já recebe a newsletter? Ative seu acesso.
Se você já recebe nossas newsletters,
preencha seu e-mail que lhe mandaremos instruções
VoltarCrie sua senha para o e-mail
e atualize suas informações
É assinante ou já tem senha? Faça login. Já recebe a newsletter? Ative seu acesso.
Cadastre-se grátis, leia até 5 conteúdos por mês,
e receba nossa newsletter diária.
VoltarPronto! Só falta um passo.
Clique no link do e-mail que enviamos para
retornar aqui e finalizar seu cadastro.