Sempre que falamos de colaboração e criatividade assumimos que optamos por colaborar para melhorar a qualidade e ampliar a quantidade da nossa produção. Mas nem sempre é assim. Indivíduos podem optar por trabalhar juntos mesmo quando o resultado do projeto é de baixa qualidade ou quando suas perspectivas são diminuídas pela colaboração, afirmam os autores do estudo "Detrimental Collaborations in Creative Work: Evidence from Economics". Às vezes, a colaboração pode produzir efeitos indesejados, como o conflito entre colaboradores.
Então, o que contribui para uma colaboração bem-sucedida no local de trabalho? Como a colaboração pode melhorar a satisfação e a motivação dos funcionários, a ponto de gerar benefícios como o aproveitamento do conhecimento especializado, o compartilhamento de recursos ou a possibilidade de que pessoas com diferentes habilidades e perspectivas aprendam umas com as outras?
Os pesquisadores se debruçaram sobre dimensões adicionais ao debate em torno dos benefícios e das desvantagens da colaboração — algo que tem sido muito pouco estudado porque é difícil de observar — e destacaram alguns pontos cegos muitas vezes esquecidos. Entre eles que:
- A autonomia — geralmente definida como "sentir que você pode escolher como realizar seu trabalho diário" — é um atributo essencial da satisfação no trabalho. E autonomia leva a maiores taxas de retenção e maior produtividade;
- A colaboração tende a ofuscar as contribuições individuais, facilmente percebidas quando as pessoas trabalham sozinhas. Portanto, alocar crédito de forma justa pode ser a solução para acabar com as colaborações prejudiciais.
Este é um conteúdo exclusivo para assinantes.
Cadastre-se grátis para ler agora
e acesse 5 conteúdos por mês.
É assinante ou já tem senha? Faça login. Já recebe a newsletter? Ative seu acesso.
Se você já recebe nossas newsletters,
preencha seu e-mail que lhe mandaremos instruções
VoltarCrie sua senha para o e-mail
e atualize suas informações
É assinante ou já tem senha? Faça login. Já recebe a newsletter? Ative seu acesso.
Cadastre-se grátis, leia até 5 conteúdos por mês,
e receba nossa newsletter diária.
VoltarPronto! Só falta um passo.
Clique no link do e-mail que enviamos para
retornar aqui e finalizar seu cadastro.