Em um ambiente de incerteza estrutural, entender profundamente o cliente – e fazer escolhas coerentes a partir disso – torna-se o principal ativo estratégico do varejo. A NRF (National Retail Federation), a entidade que representa o varejo nos Estados Unidos e promove a NRF 2026, maior evento global de varejo, usa a metáfora de um caleidoscópio para descrever o momento atual do varejo: padrões mudam rapidamente, impulsionados por IA, mudanças culturais, novas expectativas do consumidor e transformações no trabalho.
Assim como em 2025, a palavra-chave segue sendo incerteza, seja sobre o real retorno dos investimentos em IA, o nível de confiança nas marcas e nos influenciadores, o futuro do fast fashion ou a consolidação do mercado de segunda mão, como explica Susan Reda, VP e responsável sobre Estratégia de Educação, neste artigo em que fala sobre tendências e apostas do varejo para 2026.
Nesse contexto, a entidade aponta que muitos varejistas precisarão de um reset estratégico. A lógica de perseguir todas as tendências ao mesmo tempo perdeu sentido. O diferencial competitivo em 2026 estará na capacidade de priorizar, fazer escolhas claras e executar bem.
Este é um conteúdo exclusivo para assinantes.
Cadastre-se grátis para ler agora
e acesse 5 conteúdos por mês.
É assinante ou já tem senha? Faça login. Já recebe a newsletter? Ative seu acesso.
Se você já recebe nossas newsletters,
preencha seu e-mail que lhe mandaremos instruções
VoltarCrie sua senha para o e-mail
e atualize suas informações
É assinante ou já tem senha? Faça login. Já recebe a newsletter? Ative seu acesso.
Cadastre-se grátis, leia até 5 conteúdos por mês,
e receba nossa newsletter diária.
VoltarPronto! Só falta um passo.
Clique no link do e-mail que enviamos para
retornar aqui e finalizar seu cadastro.