The Shift

SXSW 2023: tech for good e a busca da felicidade

Foto: Andy Wenstrand, para a SXSW

Depois de dez dias,a SXSW 2023 termina deixando um monte de lições de casa para o resto do ano e, acima de tudo, reforça a ideia de que todas as inovações só vão importar mesmo se forem usadas para melhorar nossa vida e a vida do planeta. A marca da SXSW 2023 foi a busca urgente da felicidade. E, por coincidência, o evento terminou na véspera do lançamento do novo relatório do Gallup, o World Happiness Report 2023, que saiu exatamente no dia 20, definido há dez anos em uma Assembleia Geral das Nações Unidas como o Dia Internacional da Felicidade.

O relatório do Gallup casa com o espírito da SXSW 2023: apesar das muitas crises globais, as pessoas continuam “notavelmente resilientes”, de acordo a pesquisa. Além de constatar que o mundo agora quer uma métrica de verdade para a felicidade, o relatório descobriu que a onda global de benevolência, que veio com a pandemia, ficou entre nós: em 2022, atos globais de bondade foram cerca de 25% mais comuns do que antes da pandemia.

A importância de buscar o bem em tempos de escuridão, foi o tema da palestra de abertura do evento, feita por Simran Jeet Singh. Ele destacou a frase Chardi Kala, que em punjabi significa “eterno otimismo”. “(Chardi Kala) não é sobre escapar”, disse Singh. “Não se trata de positividade tóxica. Trata-se de reconhecer os desafios pelo que eles são e entrar neles com seus valores e encontrar a luz nesses momentos.”

CADASTRE-SE GRÁTIS PARA ACESSAR 5 CONTEÚDOS MENSAIS

Já recebe a newsletter? Ative seu acesso

Ao cadastrar-se você declara que está de acordo
com nossos Termos de Uso e Privacidade.

Cadastrar

Depois de Singh, a trilha de palestrantes e debates da SXSW 2023 seguiu puxando as pessoas para a luz, com firmeza: