The Shift

Por que todas as empresas deveriam investir em ativos intangíveis

Os investimentos em transformação digital, treinamento dos funcionários e pesquisa e desenvolvimento (P&D) estão diretamente ligados ao crescimento e aumento da produtividade

Os investimentos em transformação digital, treinamento dos funcionários e pesquisa e desenvolvimento (P&D) estão diretamente ligados ao crescimento e aumento da produtividade. De acordo com o levantamento, que ouviu 861 executivos de empresas entre as que apresentaram maior crescimento anual, em 12 países, os investimentos em software, propriedade intelectual, gestão de marca se traduziram em melhores resultados.

Segundo o paper “Getting Tangible about Intangibles: The Future of Growth and Productivity?”, da McKinsey Global Institute, as organizações que se encontram na faixa de 10% de maior crescimento investiram 2,6 vezes mais nos chamados “ativos intangíveis”, em comparação com as empresas que estão no grupo de 50% de menor crescimento. Foram considerados os investimentos feitos em 2018 e 2019 em áreas relacionadas à inovação, plataformas digitais e análises, capital organizacional, gestão de capital, ecossistemas e redes de parceiros e construção de marca (branding).

A correlação entre investimento em “ativos intangíveis” e crescimento ficou comprovada em diferentes áreas, principalmente nos setores considerados “intensivos em conhecimento” e “orientados para a inovação, como manufatura avançada; serviços financeiros; telecomunicações, mídia e tecnologia; e comércio varejista. Setores onde as companhias investiram mais de 12% de seu valor bruto em ativos intangíveis tiveram um crescimento 28% maior do que aqueles com menos investimento, segundo o paper. De maneira global, o relatório apontou uma mudança em direção a uma “economia desmaterializada” em todas as áreas.

Este é um conteúdo exclusivo para assinantes.

Cadastre-se grátis para ler agora
e acesse 5 conteúdos por mês.

É assinante ou já tem senha? Faça login. Já recebe a newsletter? Ative seu acesso.

Se você já recebe nossas newsletters,

preencha seu e-mail que lhe mandaremos instruções

Voltar
Enviar
Opa! Parece que este e-mail não está cadastrado ainda.
Tente novamente ou, se quiser fazer um novo cadastro, clique aqui.

Crie sua senha para o e-mail

e atualize suas informações

Atualizar

É assinante ou já tem senha? Faça login. Já recebe a newsletter? Ative seu acesso.

Cadastre-se grátis, leia até 5 conteúdos por mês,

e receba nossa newsletter diária.

Voltar

Ao cadastrar-se você declara que está de acordo
com nossos Termos de Uso e Privacidade.

Cadastrar

Pronto! Só falta um passo.

Clique no link do e-mail que enviamos para
retornar aqui e finalizar seu cadastro.