The Shift

O skeuomorphism sobrevive na Web3

Por que todas as lojas em Decentraland têm fileiras organizadas de trilhos com cabides e vestiários com cortinas? Por que a exposição Kaws em Fortnite aconteceu em um prédio com telhado e molduras penduradas nas paredes? Por que, em um universo sem limites, sem gravidade e movido apenas pela imaginação sem limites de seus criadores, as coisas, produtos e experiências são exatamente como são no mundo físico?

Skeuomorphs nos cercam desde o surgimento das primeiras interfaces gráficas. E já nos cercavam antes, nas velas elétricas piscando nos restaurantes. Nas mesas de plástico, modeladas para parecerem de madeira. Enfim... sempre que o design imita o objeto real que deseja representar. Quando encontramos novas tecnologias, tendemos a literalmente copiar e colar a experiência do usuário, seus modelos mentais de como as coisas funcionam no mundo que conhecemos.

Nas interfaces do usuário e no design da Web, o skeuomorphism tenta criar efeitos tridimensionais (3-D) em uma superfície 2-D (plana). O ícone na tela de um smartphone representando a função do telefone, por exemplo, é projetado para se parecer tanto quanto possível com um telefone (ou aparelho), geralmente com sombreamento, realces e algum grau de detalhe. Um botão pode parecer elevado até ser clicado e, em seguida, abaixar como se tivesse sido pressionado fisicamente. Já skeuomorphs não visuais incluem o som virada de página em um eBook, o de uma gravação terminando no final de um CD ou o obturador de uma câmera.

Este é um conteúdo exclusivo para assinantes.

Cadastre-se grátis para ler agora
e acesse 5 conteúdos por mês.

É assinante ou já tem senha? Faça login. Já recebe a newsletter? Ative seu acesso.

Se você já recebe nossas newsletters,

preencha seu e-mail que lhe mandaremos instruções

Voltar
Enviar
Opa! Parece que este e-mail não está cadastrado ainda.
Tente novamente ou, se quiser fazer um novo cadastro, clique aqui.

Crie sua senha para o e-mail

e atualize suas informações

Atualizar

É assinante ou já tem senha? Faça login. Já recebe a newsletter? Ative seu acesso.

Cadastre-se grátis, leia até 5 conteúdos por mês,

e receba nossa newsletter diária.

Voltar

Ao cadastrar-se você declara que está de acordo
com nossos Termos de Uso e Privacidade.

Cadastrar

Pronto! Só falta um passo.

Clique no link do e-mail que enviamos para
retornar aqui e finalizar seu cadastro.