Mas, atenção. O papel da área de BizOps dependerá do tamanho do departamento e da sua capacidade de execução, bem como do tamanho da empresa e da sua posição no mercado.

Em empresas com grandes equipes de Operações de Negócios, há uma tendência de cada um de seus membros se especializar em uma função ou departamento diferente da empresa (marketing, vendas, tecnologia etc.).

Embora seja verdade que as funções também variem em função de outros fatores situacionais, em linhas gerais, entre as funções mais comuns desenvolvidas pelo departamento de Operações de Negócios de uma empresa, estão as seguintes:

– Prestar apoio aos diferentes departamentos da empresa que o necessitem na implementação dos seus projetos, dar visibilidade aos seus problemas, alinhá-los com os objetivos estratégicos e orientá-los para a eficiência.

– Detectar áreas de melhoria e otimizar os processos internos e as operações diárias da empresa.

– Estabelecer KPI’s significativos para os diferentes departamentos e projetos implementados, analisar as métricas obtidas, acompanhar os resultados e propor novas estratégias e ações com base neles.

– Escalar processos.

– Utilizar os dados existentes para realizar uma análise exaustiva do mercado e do consumidor que permita sugerir estratégias de abertura de novos mercados, novas linhas de negócio, etc.

– Modelar diferentes cenários com base em dados existentes , tanto qualitativos quanto quantitativos, para priorizar as diferentes necessidades da empresa e propor novas estratégias de crescimento conforme os objetivos estratégicos.