O maior avanço hoje na computação é a convergência de bits, neurônios e qubits. Há esperança de que os computadores quânticos acabem superando até os supercomputadores mais poderosos em determinadas tarefas, como o Machine Learning. Em tese, “redes quânticas de IA” não são páreo para redes neurais rodando em poderosos computadores convencionais hoje.
Nesse vídeo, Dario Gil , chefe da IBM Research, defensor dos esforços da empresa em computação quântica, descreve como acessar e programar computadores quânticos na IBM Cloud hoje. Nesse momento, muitos cientistas ao redor do mundo estão usufruindo desses recursos em seus esforços na luta contra a Covid-19. Quer entender claramente como os qubits funcionam e quais os reais desafios para a computação quântica? Invista meia-hora do seu dia ouvindo as explicações do Gil.
A propósito, a IBM possui 18 computadores quânticos. Em comparação, o laboratório de computadores quânticos do Google, perto de Santa Barbara, Califórnia, tem apenas cinco máquinas, e a Honeywell, seis. Google, Microsoft , Intel e Honeywell, juntamente com startups como IonQ , Quantum Circuits e Rigetti Computing, são outras participantes da corrida para levar a computação quântica à maturidade.