The Shift

Não fique estagnado, inove!

A jornada digital é sobre trilhar um território desconhecido, repleto de perguntas e desafios. No Capgemini Research Institute é também o fio condutor de um série de publicações trimestrais chamadas "Conversations for Tomorrow". A quinta edição, recém lançada, é focada exclusivamente nas mudanças do conceito de inovação, o motor que impulsiona as economias contemporâneas. Os padrões de vida são determinados pelo crescimento da produtividade, que por sua vez depende da introdução e disseminação de novas tecnologias que permitem produzir uma variedade cada vez maior de bens e serviços com cada vez menos recursos do nosso planeta.

De acordo com os editores,a inovação nunca foi tão empolgante quanto agora, com tantas tecnologias transformadoras do ambiente social e empresarial. A Biologia Sintética tem o potencial de erradicar fome via o desenvolvimento de “alimentos” de alto valor nutricional e combater doenças por meio dae engenharia e edição de genes. O blockchain, o metaverso e a Web 3.0 serão “redefinidores de momentos”, com potencial para transformar o mundo da mesma forma que a internet fez. As tecnologias quânticas mudarão o modo como calculamos, comunicamos e sentimos, e também a segurança cibernética e o enfrentamento das mudanças climáticas.

A tabela acima mostra que, ao longo das últimas duas décadas, a inovação como conceito de negócio cresceu. Nas décadas de 1980 e 1990, significava P&D e desenvolvimento de produtos. No entanto, as empresas aprenderam posteriormente que poderiam evitar a concorrência direta mudando suas visões sobre os modelos de negócios. Com o advento da economia digital por volta de 2010, muitos setores de repente se tornaram vulneráveis à disrupção das empresas nativas digitais (pense no destino da Blackberry e da Nokia). Para se manterem competitivas, as empresas inovadoras ampliaram o escopo de seus negócios para abranger plataformas e ecossistemas, a gilidade organizacional e novas formas de empoderamento e controle.

Este é um conteúdo exclusivo para assinantes.

Cadastre-se grátis para ler agora
e acesse 5 conteúdos por mês.

É assinante ou já tem senha? Faça login. Já recebe a newsletter? Ative seu acesso.

Se você já recebe nossas newsletters,

preencha seu e-mail que lhe mandaremos instruções

Voltar
Enviar
Opa! Parece que este e-mail não está cadastrado ainda.
Tente novamente ou, se quiser fazer um novo cadastro, clique aqui.

Crie sua senha para o e-mail

e atualize suas informações

Atualizar

É assinante ou já tem senha? Faça login. Já recebe a newsletter? Ative seu acesso.

Cadastre-se grátis, leia até 5 conteúdos por mês,

e receba nossa newsletter diária.

Voltar

Ao cadastrar-se você declara que está de acordo
com nossos Termos de Uso e Privacidade.

Cadastrar

Pronto! Só falta um passo.

Clique no link do e-mail que enviamos para
retornar aqui e finalizar seu cadastro.