A inovação não é em si uma estratégia, mas o mecanismo para alcançar uma mudança em magnitude, atividade ou direção. O primeiro passo rumo a uma visão mais clara para a mudança é esclarecer qual forma de mudança deve ser considerada, escrevem B. Tom Hunsaker, Richard Ettenson e Jonathan Knowles em “Changing How We Think About Change”. Para entender, eles citam três caminhos para a mudança avaliados sob a ótica da adequação à finalidade (a qualidade de sua adequação às expectativas dos clientes e outras partes interessadas) e vantagem relativa (a vulnerabilidade das capacidades da empresa para substituição):
- Magnitude: “Precisamos aprimorar nossa execução do caminho atual”
- Atividade: “Precisamos adotar novas formas de seguir o caminho atual”
- Direção: “Precisamos seguir um caminho diferente”
Entre as empresas que dobraram as apostas em estratégias de negócios falhas ou desatualizadas estão Kodak, Nokia, Xerox, BlackBerry e Blockbuster. Todas acreditaram que uma mudança de magnitude seria suficiente em vez de mudar de atividade, adotar novas tecnologias, canais de distribuição ou mesmo uma mudança de direção para alguns negócios. Ou seja, a disrupção tinha chegado, mas foi ignorada e deu no que deu.
Isso não é fato para todas as grandes companhias, como GE e Sony podem atestar muito bem. A antiga General Electric, que começou fabricando lâmpadas, vem caminhando para assumir a liderança em energia verde e Internet Industrial das Coisas, por meio da Ecomagination e Predix. A Sony passou para o conteúdo de entretenimento, com sucesso.
Este é um conteúdo exclusivo para assinantes.
Cadastre-se grátis para ler agora
e acesse 5 conteúdos por mês.
É assinante ou já tem senha? Faça login. Já recebe a newsletter? Ative seu acesso.
Se você já recebe nossas newsletters,
preencha seu e-mail que lhe mandaremos instruções
VoltarCrie sua senha para o e-mail
e atualize suas informações
É assinante ou já tem senha? Faça login. Já recebe a newsletter? Ative seu acesso.
Cadastre-se grátis, leia até 5 conteúdos por mês,
e receba nossa newsletter diária.
VoltarPronto! Só falta um passo.
Clique no link do e-mail que enviamos para
retornar aqui e finalizar seu cadastro.