The Shift

IA Agêntica transforma operações contra crimes financeiros

IA Agêntica pode revolucionar o combate a crimes financeiros nos bancos (Crédito: Freepik)

Entre 10% e 15% da força de trabalho em tempo integral (FTE) dos bancos costuma estar alocada apenas em funções Conheça seu Cliente (KYC) e Anti-lavagem de Dinheiro (AML). Apesar de bancos em mercados avançados terem aumentado seus gastos em até 10% ao ano entre 2015 e 2022, apenas 2% dos fluxos globais de crimes financeiros são detectados. Além disso, o baixo nível de automação, somado a dados fragmentados e não padronizados gera processos lentos, manuais e pouco eficientes.

Uma análise da McKinsey destaca três níveis de aplicação de IA contra crimes financeiros:

  1. IA Analítica – melhora a eficiência de tarefas como monitoramento de transações, detecção de sanções, triagem de nomes e fraudes. Permite modelos dinâmicos de avaliação de risco do cliente, com mais fatores comportamentais e análises de anomalias.
  2. IA Generativa – auxilia investigadores humanos na coleta e extração de dados, na análise de grandes volumes de informações (ex.: notícias negativas, origem de fundos, declarações corporativas), na redação de relatórios de atividades suspeitas e no controle de qualidade.
    • Exemplo: um banco universal implementou uma solução de extração de dados com genAI em 50 analistas durante um piloto de 4 semanas, codificando 50 questões de política e 300 subtarefas. O processo reduziu drasticamente o tempo de análise.
    • Outro caso: um grande banco usou genAI para gerar e revisar declarações de finalidade e natureza de transações, melhorando a qualidade e reduzindo o tempo de manipulação.
  3. IA Agêntica (Agentic AI) – vai além, pois permite que agentes autônomos executem tarefas fim a fim (com supervisão humana apenas em exceções). Essa tecnologia pode assumir atividades como onboarding de clientes, verificações KYC, monitoramento de transações e investigações de fraude desde o alerta até o fechamento do caso.

O salto de produtividade com a IA Agêntica

Enquanto IA Analítica e Generativa aumentam a eficiência (ganhos de 15% a 20% de produtividade), elas ainda dependem fortemente de humanos. A IA Agêntica, por sua vez, cria uma verdadeira “fábrica digital” de agentes, com ganhos de produtividade de 200% a 2.000%, segundo a McKinsey.

Este é um conteúdo exclusivo para assinantes.

Cadastre-se grátis para ler agora
e acesse 5 conteúdos por mês.

É assinante ou já tem senha? Faça login. Já recebe a newsletter? Ative seu acesso.

Se você já recebe nossas newsletters,

preencha seu e-mail que lhe mandaremos instruções

Voltar
Enviar
Opa! Parece que este e-mail não está cadastrado ainda.
Tente novamente ou, se quiser fazer um novo cadastro, clique aqui.

Crie sua senha para o e-mail

e atualize suas informações

Atualizar

É assinante ou já tem senha? Faça login. Já recebe a newsletter? Ative seu acesso.

Cadastre-se grátis, leia até 5 conteúdos por mês,

e receba nossa newsletter diária.

Voltar

Ao cadastrar-se você declara que está de acordo
com nossos Termos de Uso e Privacidade.

Cadastrar

Pronto! Só falta um passo.

Clique no link do e-mail que enviamos para
retornar aqui e finalizar seu cadastro.