A Inteligência Artificial (IA) permanece como um dos fatores a pesar nas decisões de diretores de empresas, quando se pensa em infraestrutura. A tendência apontada pelo relatório do Gartner indica que esse movimento deve se manter forte até 2023.
Os modelos de IA terão de passar periodicamente por um refinamento por parte da equipe de TI para garantir taxas de sucesso, o que pode incluir padronização de pipelines de informação ou integração de modelos de machine learning com streaming de fontes diferentes de informação para entregar as previsões em tempo real.
Uma dos maiores desafios tecnológicos em combinar técnicas de IA como machine learning ou deep neural networks (DNN) e ambientes IoT é a complexidade da informação e da análise de dados. Para que isso possa ser feito com sucesso, as empresas terão de estabelecer parcerias entre negócios e IT. Planejar de forma proativa e oferecer soluções prontamente quando os novos negócios emergirem é o conceito que a Gartner chama de disrupção liderada pela infraestrutura.