O conceito de inteligência competitiva não é novidade para muitos profissionais. Significa essencialmente entender e aprender o que está acontecendo no mundo fora do seu negócio para poder ser o mais competitivo possível. Semana passada, ao participar do VII Simpósio de Gestão do Conhecimento e Inteligência Competitiva realizado na USP, Luis Madureira, fundador da Überbrands e membro do Council of Competitive Intelligence Fellows, deu a melhor das definições: o Waze da gestão.
No fundo, o objetivo é geração de insights acionáveis que ajudem a melhorar a tomada de decisão e o desempenho das empresas. E para isso, hoje, é preciso ampliar o escopo da coleta e análise preditiva para além dos dados sobre os concorrentes e o mercado onde se atua. Portanto, mudar um pouco a forma como prticamos inteligência competitiva. Afinal, as questões estratégicas requerem o acompanhamento de todo o ambiente externo, considerando sobretudo forças de mercados atuantes em outros segmentos. "Para ter sucesso precisamos ser persistentes na antecipação de tendências econômicas e tecnológicas. Entender como a tecnologia está modificando comportamentos e a sociedade", explica Madureira.
O custo do não saber é alto. Segundo um estudo recente da Deloitte, o deficit de conhecimento sobre tecnologia nos boards, por exemplo, afeta a capacidade estratégica de 44% das empresas em 55 países. Infelizmente, o "Intelligence Gap" (distância entre os insights que os membros da C-Suite precisavam para tomar boas decisões e o que ele realmente recebiam), identificado pela PwC em um estudo de 2019, segue atual, diz Madureira. Como resolver?
Este é um conteúdo exclusivo para assinantes.
Cadastre-se grátis para ler agora
e acesse 5 conteúdos por mês.
É assinante ou já tem senha? Faça login. Já recebe a newsletter? Ative seu acesso.
Se você já recebe nossas newsletters,
preencha seu e-mail que lhe mandaremos instruções
VoltarCrie sua senha para o e-mail
e atualize suas informações
É assinante ou já tem senha? Faça login. Já recebe a newsletter? Ative seu acesso.
Cadastre-se grátis, leia até 5 conteúdos por mês,
e receba nossa newsletter diária.
VoltarPronto! Só falta um passo.
Clique no link do e-mail que enviamos para
retornar aqui e finalizar seu cadastro.