Se a dinâmica das vacinas não permite voltar ao “velho normal”, ao menos há lições valiosas para 2021. Iniciativas como a da ONU para acabar com o ciclo “pânico-depois-esquece” são essenciais. “Esta não será a última pandemia, nem a última emergência global”, afirmou o diretor-geral da OMS Tedros Ghebreyesus. O setor de tecnologia, o poder público, as organizações internacionais e a academia estão olhando para formas de prever – e prevenir – a próxima pandemia.
“Nenhum vírus emerge do nada. Existe todo um processo de transmissão que a gente chama de críptica, que é a transmissão silenciosa, para depois emergir como epidemia”, explica a cientista brasileira Jaqueline Góes. “A vigilância genômica pode trabalhar tanto com vírus epidêmicos, como está sendo o caso do SARS-CoV-2, quanto com vírus endêmicos, como no nosso caso aqui, da dengue, da febre amarela, da Zica. Mesmo que eles diminuam a incidência em alguns períodos do ano, a gente consegue acompanhar e prever a ocorrência de surtos”.
O comércio e consumo de animais selvagens, diretamente ligado à Covid-19, é a parte mais clara do problema, mas não a única. O Global Virome Project vai mapear milhares de vírus em animais com potencial de ameaçar humanos. Essa informação poderia ser compartilhada com laboratórios e companhias farmacêuticas para desenvolver agora os futuros tratamentos. Mas é importante lembrar que parte da solução passa pela proteção ambiental.
Este é um conteúdo exclusivo para assinantes.
Cadastre-se grátis para ler agora
e acesse 5 conteúdos por mês.
É assinante ou já tem senha? Faça login. Já recebe a newsletter? Ative seu acesso.
Se você já recebe nossas newsletters,
preencha seu e-mail que lhe mandaremos instruções
VoltarCrie sua senha para o e-mail
e atualize suas informações
É assinante ou já tem senha? Faça login. Já recebe a newsletter? Ative seu acesso.
Cadastre-se grátis, leia até 5 conteúdos por mês,
e receba nossa newsletter diária.
VoltarPronto! Só falta um passo.
Clique no link do e-mail que enviamos para
retornar aqui e finalizar seu cadastro.