As startups têm um valor crescente no mercado, inclusive criando soluções para grandes problemas globais como as mudanças climáticas, segundo o Fórum Econômico Mundial (WEF, na sigla em inglês). Cem dessas empresas foram selecionadas pela organização como as pioneiras da tecnologia de 2021. Junto com companhias que integram ou já integraram o grupo, a organização indica 3 maneiras de desbloquear o poder transformador das startups: ter a ética como ponto central das tecnologias, integrar um ecossistema e atuar com justiça, equidade, diversidade e inclusão.
Diversidade, equidade, justiça e inclusão são chaves para a evolução das empresas, por isso não tem porquê só fazer networking com empreendedores da sua bolha ou não fomentar a criação de uma liderança múltipla na companhia. Na prática, o cenário é outro no Brasil. Segundo o Mapeamento de Comunidades 2020, da Abstartups, apenas 5,8% dos founders são negros no país e só 12,6% desse grupo são mulheres.
Trabalhar e debater com fundadores de startups de diferentes regiões do globo e com múltiplas experiências pode trazer perspectivas e ideias novas, o que resulta em uma visão mais ampla e na possibilidade de aumentar o impacto global. A organização também ressalta que a diversidade racial e de gênero importam.
Este é um conteúdo exclusivo para assinantes.
Cadastre-se grátis para ler agora
e acesse 5 conteúdos por mês.
É assinante ou já tem senha? Faça login. Já recebe a newsletter? Ative seu acesso.
Se você já recebe nossas newsletters,
preencha seu e-mail que lhe mandaremos instruções
VoltarCrie sua senha para o e-mail
e atualize suas informações
É assinante ou já tem senha? Faça login. Já recebe a newsletter? Ative seu acesso.
Cadastre-se grátis, leia até 5 conteúdos por mês,
e receba nossa newsletter diária.
VoltarPronto! Só falta um passo.
Clique no link do e-mail que enviamos para
retornar aqui e finalizar seu cadastro.