A diversidade étnica, racial e de gênero nos cargos de CEO e CFO nas grandes empresas privadas e de capital aberto dos EUA (Fortune 500 e S&P 500) caminha a passos lentos, mas pode ter ganho um empurrão em 2023. Dados do estudo Volatility Report 2022, da consultoria Crist|Kolder, mostram que, no final do ano passado, 8,1% dos cargos de CEO eram ocupados por mulheres, enquanto 10,6% do mesmo cargo estavam distribuídos por pessoas negras, latinas e asiáticas.
No cargo de CFO, as mulheres passam à frente - em 2022 eram 16,3% nas 679 empresas analisadas, contra 10,1% ocupados por pessoas diversas etnicamente. Quando analisamos o total de pessoas nos cargos de CEO, CFO e COO (1,6 mil cargos, em 679 empresas), o percentual de mulheres é de 12,3% e o de pessoas diversas em raça e etnia é 10,9%. Em números absolutos, a soma representa 141 pessoas, das quais 26 são mulheres de etnia e raça diversas. É pouco? Sim, é muito pouco, e é lenta a marcha.
A revisão de agosto de 2023, do estudo, publicada pela CFO Dive, mostra um aumento do percentual de ocupação de cargos por pessoas com diversidade étnica e racial (12,5%) e por mulheres (13,7%). Separadamente, as fatias de cargos de CEO até agosto de 2023, ocupadas por pessoas com diversidade étnica e racial, e mulheres, são, respectivamente, 12,9% e 8,7%.
Este é um conteúdo exclusivo para assinantes.
Cadastre-se grátis para ler agora
e acesse 5 conteúdos por mês.
É assinante ou já tem senha? Faça login. Já recebe a newsletter? Ative seu acesso.
Se você já recebe nossas newsletters,
preencha seu e-mail que lhe mandaremos instruções
VoltarCrie sua senha para o e-mail
e atualize suas informações
É assinante ou já tem senha? Faça login. Já recebe a newsletter? Ative seu acesso.
Cadastre-se grátis, leia até 5 conteúdos por mês,
e receba nossa newsletter diária.
VoltarPronto! Só falta um passo.
Clique no link do e-mail que enviamos para
retornar aqui e finalizar seu cadastro.