The Shift

A fintech Zippi usa PIX para apoiar os pequenos negócios

Pix é o pagamento instantâneo brasileiro. O meio de pagamento criado pelo Banco Central (BC) em que os recursos são transferidos entre contas em poucos segundos, a qualquer hora ou dia. É prático, rápido e seguro.

Cerca de metade dos MEIs e das micro e pequenas empresas do Brasil procuram empréstimo, aponta a 14ª edição da pesquisa “Impacto da Pandemia de Coronavírus nos Pequenos Negócios”, do Sebrae e da Fundação Getúlio Vargas. Mas apenas 55% dos solicitantes o recebem. A fintech Zippi quer dar acesso a crédito aos pequenos empreendedores. O PIX é o meio para tal. A solução da empresa usa o sistema de pagamento instantâneo para liberar um limite semanal de crédito para esse público. Com isso, profissionais como donos de pequenas lojas e cabeleireiras conseguem alongar o capital de giro. A startup é uma das que encontraram no método de pagamento uma forma de solucionar as dores do segmento financeiro.

O público da fintech tem um fluxo de pagamentos acelerado. O dinheiro entra e sai rapidamente. A possibilidade de ter uma folga para pagar os fornecedores ajuda a manter o fluxo de caixa positivo. É aí que entra o crédito da Zippi. Com o aplicativo da startup, o usuário pode fazer transações de PIX dentro de um limite pré-estabelecido mesmo sem ter dinheiro na conta. O montante gasto é cobrado na semana seguinte. Com isso, os donos de pequenas empresas conseguem pagar seus fornecedores à vista, enquanto ganham um prazo para tirar o dinheiro do caixa. A fintech cobra uma taxa de 4% sobre o volume utilizado.

“Com nossa solução, o cliente tem o melhor dos dois mundos. Primeiro, ele ganha prazo. Muitas vezes, para o nosso cliente, ter um prazo de 7 a 10 dias para pagar é a diferença estar com a corda no pescoço e acelerando o negócio. Por outro lado, ele tem o mesmo benefício de estar pagando à vista. Por exemplo, o fornecedor pode dar um desconto por receber a hora. Isso é diferente de um empreendedor que sempre pede para pagar as mercadorias compradas com o fornecedor uma semana depois”, explica Bruno Lucas, Co-Founder e CFO da Zippi.

O PIX no pequeno comércio

Este é um conteúdo exclusivo para assinantes.

Cadastre-se grátis para ler agora
e acesse 5 conteúdos por mês.

É assinante ou já tem senha? Faça login. Já recebe a newsletter? Ative seu acesso.

Se você já recebe nossas newsletters,

preencha seu e-mail que lhe mandaremos instruções

Voltar
Enviar
Opa! Parece que este e-mail não está cadastrado ainda.
Tente novamente ou, se quiser fazer um novo cadastro, clique aqui.

Crie sua senha para o e-mail

e atualize suas informações

Atualizar

É assinante ou já tem senha? Faça login. Já recebe a newsletter? Ative seu acesso.

Cadastre-se grátis, leia até 5 conteúdos por mês,

e receba nossa newsletter diária.

Voltar

Ao cadastrar-se você declara que está de acordo
com nossos Termos de Uso e Privacidade.

Cadastrar

Pronto! Só falta um passo.

Clique no link do e-mail que enviamos para
retornar aqui e finalizar seu cadastro.