The Shift

86% preferem confiar seus problemas a um robô

Sete meses de isolamento social e a ansiedade está batendo forte. Não há videoconferência que dê conta. Você contaria o que anda sentindo e, principalmente, como anda se sentindo para seu chefe? E se fosse um robô? Surpreendente, uma pesquisa divulgada nesta quinta-feira (08/10) revela que 86% das pessoas estão abertas a ter um robô como terapeuta ou conselheiro, em lugar de se abrir com seu chefe direto. E isso no Brasil.

“É uma questão um pouco complicada falar sobre depressão, ansiedade, solidão, há pouco tempo as pessoas não davam a importância necessária a esses temas”, diz Maicon Rocha, Gerente Sênior de Soluções de Recursos Humanos da Oracle. A empresa de tecnologia, em parceria com a Workplace Intelligence, ouviu mais de 12 mil funcionários, gerentes, líderes de Recursos Humanos e executivos C-level em 11 países. Alguns resultados do AI@Work Study 2020 como esse citado há pouco mostram uma guinada em pensamento. Outros ficam no campo do esperado, já que afinal de contas estamos em 2020 e uma pandemia corre solta lá fora.

A pandemia da Covid-19 afetou negativamente 78% dos trabalhadores ouvidos na pesquisa, que definiram 2020 como o ano mais estressante que já viveram. Ao detalhar esse impacto, 85% admitiram ter sido afetados por insônia, sentimento de isolamento dos amigos, dificuldades no relacionamento com a família, diminuição da felicidade em casa, problemas de saúde física e de saúde mental. A quebra no fluxo casa-trabalho-casa também fez com que uma boa parte da força de trabalho tenha aumentado sua carga horária. Dos respondentes, 52% disseram que estão trabalhando mais no esquema remoto, enquanto 35% chegam a fazer mais de 40 horas extras no mês. De fato, 41% disseram que não há mais distinção entre vida profissional e vida pessoal.

Este é um conteúdo exclusivo para assinantes.

Cadastre-se grátis para ler agora
e acesse 5 conteúdos por mês.

É assinante ou já tem senha? Faça login. Já recebe a newsletter? Ative seu acesso.

Se você já recebe nossas newsletters,

preencha seu e-mail que lhe mandaremos instruções

Voltar
Enviar
Opa! Parece que este e-mail não está cadastrado ainda.
Tente novamente ou, se quiser fazer um novo cadastro, clique aqui.

Crie sua senha para o e-mail

e atualize suas informações

Atualizar

É assinante ou já tem senha? Faça login. Já recebe a newsletter? Ative seu acesso.

Cadastre-se grátis, leia até 5 conteúdos por mês,

e receba nossa newsletter diária.

Voltar

Ao cadastrar-se você declara que está de acordo
com nossos Termos de Uso e Privacidade.

Cadastrar

Pronto! Só falta um passo.

Clique no link do e-mail que enviamos para
retornar aqui e finalizar seu cadastro.