Stephen Wolfram é uma figura cult em programação e matemática. Ele é o cérebro por trás do Wolfram Alpha, um site que tenta responder perguntas usando algoritmos para filtrar um enorme banco de dados de informações. Ele também é responsável pelo Mathematica, um sistema de computador usado por cientistas de todo o mundo.
Na semana passada, a Wolfram lançou um novo empreendimento: o Wolfram Physics Project, uma tentativa ambiciosa de desenvolver uma nova física do nosso universo computacional. A ideia norteadora é que tudo pode ser resumido à aplicação de regras simples a blocos de construção fundamentais.
“Podemos pensar nisso como uma coleção de relações abstratas entre elementos abstratos. Ou como um hipergrafo - ou, em casos simples, um gráfico”, como a representação diagramática de uma rede: linhas conectando pontos. As investigações de Wolfram indicam que os hipergráficos complexos podem imitar muitas características do universo, incluindo matéria e energia, além de reproduzir as estruturas e processos físicos descritos pela teoria da relatividade e da mecânica quântica. “Tudo no universo - espaço, matéria, qualquer que seja - deve ser representado por características de nosso hipergrama em evolução”, afirma.
Este é um conteúdo exclusivo para assinantes.
Cadastre-se grátis para ler agora
e acesse 5 conteúdos por mês.
É assinante ou já tem senha? Faça login. Já recebe a newsletter? Ative seu acesso.
Se você já recebe nossas newsletters,
preencha seu e-mail que lhe mandaremos instruções
VoltarCrie sua senha para o e-mail
e atualize suas informações
É assinante ou já tem senha? Faça login. Já recebe a newsletter? Ative seu acesso.
Cadastre-se grátis, leia até 5 conteúdos por mês,
e receba nossa newsletter diária.
VoltarPronto! Só falta um passo.
Clique no link do e-mail que enviamos para
retornar aqui e finalizar seu cadastro.