Pelo 15.º ano consecutivo, a SXSW teve seu final de semana de pitches de startups. Quarenta empresas, em oito diferentes categorias, disputaram as atenções da audiência. Na segunda-feira saiu a lista das oito vencedoras, além de quatro menções de destaque.
Por que vale a pena ter a SXSW como palco? O relatório do Pitch Book, sobre os impactos do evento, tem uma boa resposta: das 613 empresas que participaram até hoje do SXSW Pitch, 93% receberam investimento ou foram adquiridas, sendo que os investimentos superam US$ 21,5 bilhões. Dessas startups, 16% foram compradas por empresas como Google, British Telecom, Huffington Post, Apple, Meta e Michelin, entre outras.
Mas, e aí, quem são as escolhidas de 2023?
- Inteligência Artificial, Robótica e Voz: Reality Defender (Nova York, NY) — A plataforma de detecção de deepfake da Reality Defender capacita as empresas a sinalizar usuários e conteúdo fraudulentos (áudio, visual, documentos) em tempo real.
- Enterprise & Smart Data: Climatiq (Berlim, Alemanha) — A Climatiq fornece uma API para inteligência de carbono em escala, no modelo SaaS, que permite integrar um mecanismo de cálculo de carbono a qualquer software.
- Entretenimento, mídia e conteúdo: PentoPix (Londres, Reino Unido) — Plataforma de narrativa que usa tecnologia assistida por IA para transformar texto em animações 3D.
- Alimentos, Nutrição e Saúde: General Prognostics (GPx) (Boston, MA) — Gerenciamento remoto, e de forma não invasiva, de biomarcadores sanguíneos de doenças crônicas.
- Futuro do Trabalho: Reach Pathways (Chicago, IL) — comunidade que usa técnicas de gamificação para conectar estudantes a empregos, por meio de tarefas propostas por empresas reais.
- Tecnologias inovadoras globais: SXD Ai (Nova York, NY) — plataforma de design de roupas com zero desperdício de materiais, baixo custo e baixa pegada de carbono.
- Metaverso e Web3: Numbers Protocol (Taipei, Taiwan) — primeiro protocolo de rede cruzada centrado em ativos, para tornar a mídia digital rastreável e verificável.
- Cidades Inteligentes, Transporte e Logística: Urban Machine (Oakland, CA) — recuperação de milhões de toneladas de resíduos de madeira da construção e demolição, com ajuda de robôs com inteligência artificial, para reutilização em produtos madeireiros premium de origem local.