The Shift

SXSW 2023: a feira mundial do futuro e da felicidade

A 37ª South by Southwest (SXSW 2023), entra para a história como a edição mais memorável da conferência que já era conhecida como o maior evento de tecnologia, inovação, cultura, política, economia, arte, música e filme do planeta. Foram dez dias (10 a 19 de março) que fizeram a cidade de Austin, capital do Texas, aumentar em mais de 30% o tamanho da sua população, de pouco mais de 1 milhão de habitantes.

O Brasil contribuiu ativamente para esse aumento. Este ano, o país bateu seu recorde, como o maior público internacional da SXSW 2023, com mais de 1,9 mil pessoas registradas. Pela primeira vez o evento teve um patrocinador nacional entre os sete principais — o Itaú — que comandou as traduções simultâneas para português e espanhol das principais sessões de palestrantes.

Para Austin, a South by Southwest 2023 marca de fato o fim da pandemia. Os dados finais de audiência e impacto econômico na cidade ainda não foram divulgados, mas três, dos dez dias do evento – 10, 13 e 12 de março -, foram, respectivamente, o segundo, terceiro e quinto maiores dias de movimento da história do aeroporto Austin-Bergstrom International (AUS). Durante a SXSW 2023, o número médio diário de passageiros foi superior a 30.000

CADASTRE-SE GRÁTIS PARA ACESSAR 5 CONTEÚDOS MENSAIS

Já recebe a newsletter? Ative seu acesso

Ao cadastrar-se você declara que está de acordo
com nossos Termos de Uso e Privacidade.

Cadastrar

Eram esperadas mais de 300 mil pessoas (online e presenciais). No ano passado, somando online e presenciais, foram 278 mil pessoas. O impacto financeiro é igualmente gigante: uma receita de US$ 280,7 milhões entrou na economia local em 2022. É muita gente, e muito dinheiro, mas não é o maior resultado: em 2019, um ano antes da pandemia, a SXSW injetou US$ 356 milhões na economia, com 417 mil participantes presenciais. Os números de 2023 não devem superar 2019, mas vão certamente passar 2022.

Teve tecnologia? Sim, teve muita tecnologia. Teve também revisão de hype (lembra do metaverso?) e a certeza de que a IA Generativa, embora ainda em formação, vai passar muito mais rápido da fase de hype para a realidade, do que qualquer outra tecnologia disruptora que tenhamos visto. Foram mais de 2.000 sessões, distribuídas por 25 trilhas que discutiram desde cannabis, medicina psicodélica e a saúde mental, até IA, crise climática, futuro do trabalho, marketing, economia espacial e o futuro em 2050. Nesse especial você acompanha os momentos de mais destaque.