The Shift

Sustentabilidade transformacional tem que ser meta para todo CEO

Segunda pesquisa anual ESG Analyst Survey ouve 161 analistas de investimento sobre a adoção do ESG em escala mundial

Transformar compromissos de sustentabilidade em resultados mensuráveis ainda é mais fácil falar do que fazer. Mas a questão se tornou tão urgente na agenda corporativa que não dá mais para esperar, como aponta o relatório “Own Your Impact: Practical Pathways to Transformational Sustainability”, o estudo que acaba de ser divulgado pelo IBM Institute for Business Value direcionado para CEOs e demais C-levels.

A partir de 3.000 entrevistas com CEOs em 40 países, o estudo enfatiza a questão da Sustentabilidade Transformacional, que ocorre quando a sustentabilidade se torna parte integrante da estratégia de negócios de uma organização. “Mais do que uma iniciativa, a sustentabilidade torna-se fundamental para os valores da empresa”, cita o report. O conceito abrange as tecnologias digitais de maneira estratégica e operacional para “gerar resultados de sustentabilidade enquanto expande as oportunidades econômicas” em um processo contínuo. “Os líderes que adotam a sustentabilidade transformacional reconhecem a oportunidade de reformular os principais aspectos da empresa. Eles veem a sustentabilidade como um catalisador para definir novos modelos de negócios, bem como atender às necessidades da comunidade”.

Para alguns especialistas, o conceito de Sustentabilidade se amplia para abranger um conjunto mais amplo de questões, como as abordadas pelos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) das Nações Unidas. Os ODS foram concebidos para impulsionar a criação de um mundo sem pobreza, fome e doenças – e para promover a prosperidade, proteger o meio ambiente, combater as mudanças climáticas e diminuir o abismo existente entre ricos e pobres, com a ampliação da equidade. O que a Sustentabilidade Transformacional traz para essa questão é a busca pela resolução de problemas mais prementes, ao mesmo tempo em que se busca a lucratividade no processo. “Aumenta o valor do negócio, em parte alterando a definição de valor e o escopo dos beneficiários considerados”, segundo o relatório.

Este é um conteúdo exclusivo para assinantes.

Cadastre-se grátis para ler agora
e acesse 5 conteúdos por mês.

É assinante ou já tem senha? Faça login. Já recebe a newsletter? Ative seu acesso.

Se você já recebe nossas newsletters,

preencha seu e-mail que lhe mandaremos instruções

Voltar
Enviar
Opa! Parece que este e-mail não está cadastrado ainda.
Tente novamente ou, se quiser fazer um novo cadastro, clique aqui.

Crie sua senha para o e-mail

e atualize suas informações

Atualizar

É assinante ou já tem senha? Faça login. Já recebe a newsletter? Ative seu acesso.

Cadastre-se grátis, leia até 5 conteúdos por mês,

e receba nossa newsletter diária.

Voltar

Ao cadastrar-se você declara que está de acordo
com nossos Termos de Uso e Privacidade.

Cadastrar

Pronto! Só falta um passo.

Clique no link do e-mail que enviamos para
retornar aqui e finalizar seu cadastro.