A maternidade deve ser uma prioridade para empresas inovadoras em um mercado de trabalho que, tradicionalmente, apresenta uma série de desafios para mães de filhos pequenos. Nos EUA, está crescendo o ecossistema de startups voltadas à primeira infância, que ajudam no equilíbrio entre o trabalho e o cuidado com os filhos para esta população. Destacam-se soluções que conectam pais com babás verificadas, plataformas para encontrar creches próximas, RHtechs que oferecem creches como benefício corporativo ao colaborador e aplicativos que promovem educação e informação sobre cuidados com crianças.
Mais de 5 milhões de mulheres perderam o emprego nos EUA e a falta de flexibilidade no trabalho fez com que milhares de mães se demitissem. No cenário da pandemia, as startups norte-americanas buscam alternativas para ajudar quem mais precisa de suporte no cuidado com os filhos pequenos. Segundo o Crunchbase, há mais de 200 startups neste setor. Entre as soluções, vale o destaque para:
- Winnie, uma plataforma para encontrar provedores de cuidados infantis verificados em todos os Estados Unidos, está coletando e atualizando dados em tempo real sobre quais creches estão temporariamente fechadas e quais têm disponibilidade.
- Helpr, um aplicativo que conecta pais e babás verificadas, está trabalhando com famílias de trabalhadores essenciais para ajudá-los a pagar pelo serviço.
- Komae, um aplicativo que permite que grupos de famílias criem cooperativas de babás e troquem cuidados entre si, está oferecendo créditos gratuitos para funcionários do sistema de saúde.
Outro exemplo interessante é a edtech norte-americana Guild Education, avaliada em mais de US$ 1 bilhão. A startup investiu US$ 1 milhão para criar uma creche dentro do escritório e, agora, quer ajudar empresas a fazer o mesmo - mas com custo menor e previsão dos desafios da jornada. Neste sentido, a Guild vai divulgar um guia open source e colaborativo para criar creches in company, respeitando as regulações vigentes. Embora não tenha intenção de pivotar para o negócio de creches, a organização acredita que o modelo é escalável e o valor investido pode ser bem menor para outras empresas que aproveitarem a expertise documentada e aberta.
Este é um conteúdo exclusivo para assinantes.
Cadastre-se grátis para ler agora
e acesse 5 conteúdos por mês.
É assinante ou já tem senha? Faça login. Já recebe a newsletter? Ative seu acesso.
Se você já recebe nossas newsletters,
preencha seu e-mail que lhe mandaremos instruções
VoltarCrie sua senha para o e-mail
e atualize suas informações
É assinante ou já tem senha? Faça login. Já recebe a newsletter? Ative seu acesso.
Cadastre-se grátis, leia até 5 conteúdos por mês,
e receba nossa newsletter diária.
VoltarPronto! Só falta um passo.
Clique no link do e-mail que enviamos para
retornar aqui e finalizar seu cadastro.