A frase está no PitchBook, na abertura da coluna do sempre genial Kevin Dowd do último domingo. O assunto: como a pandemia da Covid-19 transformou-se na "praga de gafanhotos" que ameaça a cultura de venture capital (VCs) e private equity (PEs), levando com ela startups no mundo todo. A frase "nada mais será como antes", que começou no ano passado com o debacle do WeWork (veja post abaixo), vai se acentuar em 2020 por conta do coronavírus, e os cheques ou vão sumir ou vão ser bem mais magros.
Vá lá, praga de gafanhotos pode ser um termo muito forte, mas o caos com certeza está se espalhando entre as startups, na medida em que os VCs e os PEs tiram o pé do acelerador nos investimentos ou ameaçam descer do bonde andando e voltar atrás em term sheets assinados. Os advogados começam a avaliar a invocação da velha cláusula "por motivo de força maior", mais conhecida como force majeure, relata o Techcrunch.
O coronavírus vai mostrar as "true colors" dos VCs, escreve Matt Clifford, co-fundador da Entrepreneur First, uma fomentadora de startups que ajuda empreendedores a achar desde co-founders a investidores. "Vi mais investidores se comportarem mal nos últimos dez dias do que nos últimos 8 anos. Term sheets assinadas geralmente são sagradas no investimento de risco, mas esta semana vimos empresas tentando cortar valores ou se escondendo de startups como se o deal nunca tivesse existido", escreve.
Este é um conteúdo exclusivo para assinantes.
Cadastre-se grátis para ler agora
e acesse 5 conteúdos por mês.
É assinante ou já tem senha? Faça login. Já recebe a newsletter? Ative seu acesso.
Se você já recebe nossas newsletters,
preencha seu e-mail que lhe mandaremos instruções
VoltarCrie sua senha para o e-mail
e atualize suas informações
É assinante ou já tem senha? Faça login. Já recebe a newsletter? Ative seu acesso.
Cadastre-se grátis, leia até 5 conteúdos por mês,
e receba nossa newsletter diária.
VoltarPronto! Só falta um passo.
Clique no link do e-mail que enviamos para
retornar aqui e finalizar seu cadastro.