O ano de 2020 trouxe desafios e oportunidades para a indústria do reconhecimento facial. Para 2021, a expectativa do mercado é que soluções do gênero, agora mais precisas do que nunca, sejam amplamente adotadas em todos os setores da economia. Por outro lado, garantir governança dos dados e confiabilidade dos algoritmos é uma prioridade das organizações.
Reconhecimento facial na pandemia
O primeiro e mais óbvio desafio para algoritmos de reconhecimento facial com a pandemia da Covid-19 é a máscara. A Inteligência Artificial utiliza, para identificar um rosto com precisão, uma série de detalhes faciais como variáveis para o software. Quando a pessoa em análise usa uma máscara que cobre o rosto e o nariz, a quantidade de variáveis diminui e a eficiência do sistema cai.
A preocupação sobre esta questão já existia antes de 2020 por conta de máscaras usadas em manifestações políticas, por exemplo. Com a pandemia e a obrigação do uso de máscaras em diversos países, no entanto, desenvolvedores aceleraram melhorias nos sistemas.
Este é um conteúdo exclusivo para assinantes.
Cadastre-se grátis para ler agora
e acesse 5 conteúdos por mês.
É assinante ou já tem senha? Faça login. Já recebe a newsletter? Ative seu acesso.
Se você já recebe nossas newsletters,
preencha seu e-mail que lhe mandaremos instruções
VoltarCrie sua senha para o e-mail
e atualize suas informações
É assinante ou já tem senha? Faça login. Já recebe a newsletter? Ative seu acesso.
Cadastre-se grátis, leia até 5 conteúdos por mês,
e receba nossa newsletter diária.
VoltarPronto! Só falta um passo.
Clique no link do e-mail que enviamos para
retornar aqui e finalizar seu cadastro.