Muitas de nossas atividades diárias já exigem alguma forma de reconhecimento biométrico. A tecnologia continua a ser adotada por vários setores, dos serviços públicos e financeiros, aos de transporte e saúde. Em muitos casos, como o controle de acesso físico e lógico, é mais eficiente, barata e fácil de usar do que as alternativas tradicionais. E, de quebra, nos aproxima mais do futuro sem senhas, amplamente reconhecidas como uma proteção frágil para a nossa vida digital.
Mas, como com qualquer tecnologia, tendemos subestimar os riscos associados à biometria. Riscos esses agravados pelos esforços para a coleta e uso de dados biométricos para monitoramento e vigilância, como vem ocorrendo na China e em outros países. Os movimentos sociais em oposição a esses sistemas são importantes - especialmente quando apelam para preocupações sociais amplamente sustentadas que vão além das liberdades civis.
Apesar do aumento da segurança, eficiência e conveniência que proporciona, a autenticação biométrica e os seus usos também têm desvantagens:
- Custos - o investimento necessário em biometria para segurança é significativo;
- Violações de dados - bancos de dados biométricos ainda podem ser hackeados;
- Rastreamento e dados - dispositivos biométricos como sistemas de reconhecimento facial podem limitar a privacidade dos usuários;
- Vieses - o aprendizado de máquina e os algoritmos devem ser muito avançados para minimizar o viés demográfico biométrico;
- Falsos positivos e imprecisões - Falsas rejeições e falsas aceitações ainda podem ocorrer, impedindo que usuários selecionados acessem os sistemas.
Este é um conteúdo exclusivo para assinantes.
Cadastre-se grátis para ler agora
e acesse 5 conteúdos por mês.
É assinante ou já tem senha? Faça login. Já recebe a newsletter? Ative seu acesso.
Se você já recebe nossas newsletters,
preencha seu e-mail que lhe mandaremos instruções
VoltarCrie sua senha para o e-mail
e atualize suas informações
É assinante ou já tem senha? Faça login. Já recebe a newsletter? Ative seu acesso.
Cadastre-se grátis, leia até 5 conteúdos por mês,
e receba nossa newsletter diária.
VoltarPronto! Só falta um passo.
Clique no link do e-mail que enviamos para
retornar aqui e finalizar seu cadastro.