The Shift

O wake up call das finanças verdes

Investimentos em negócios de impacto ambiental estão conquistando os bancos e ganhando novas regras

É possível que os financistas apostem que, das tendências apontadas para o setor bancário pelo evento FEBRABAN TECH 2022 – realizado pela Federação Brasileira de Bancos, na última semana, em São Paulo - a balança penderá para a inteligência artificial e o open finance. Entretanto, nenhuma delas será mais premente do que o apoio aos investimentos em negócios de impacto socioambiental positivo. Esta é a ordem do dia nos bancos públicos e privados e os executivos que estiveram presentes reafirmaram a missão.

No painel “O papel dos bancos na agenda climática: como tirar os compromissos de neutralidade de carbono do papel”, organizado no primeiro dia do evento, Antônio José Barreto de Araújo Júnior, vice-presidente de Governo e Sustentabilidade Empresarial do Banco do Brasil deixou clara a estratégia da instituição neste segmento: operações de crédito com valores mais baixos, análise do público e oferecimento de melhores carência e prazo, a fim de consolidar o acesso do pequeno empreendedor para melhorar o seu negócio.

“Quando fazemos isso, geramos renda, essa pessoa progride e cria-se um círculo virtuoso. Eu ataco o social, mas fecho a operação financeira do outro lado. Tudo caminha junto no compromisso com a agenda ESG”, explicou ele. Marcelo Pasquini, head de Sustentabilidade do Bradesco garantiu que “tudo o que fazemos no nosso dia a dia tem componentes associados à agenda ESG”. Mas o CEO da instituição, Octavio de Lazari foi bem mais incisivo na abertura do evento, ao afirmar que o Brasil não alcançará a sustentabilidade econômica sem alcançar a social e especificou: “Sem a base, ou seja, educação, saúde, equilíbrio social, não conseguiremos evoluir no ambiental e na governança.”

Este é um conteúdo exclusivo para assinantes.

Cadastre-se grátis para ler agora
e acesse 5 conteúdos por mês.

É assinante ou já tem senha? Faça login. Já recebe a newsletter? Ative seu acesso.

Se você já recebe nossas newsletters,

preencha seu e-mail que lhe mandaremos instruções

Voltar
Enviar
Opa! Parece que este e-mail não está cadastrado ainda.
Tente novamente ou, se quiser fazer um novo cadastro, clique aqui.

Crie sua senha para o e-mail

e atualize suas informações

Atualizar

É assinante ou já tem senha? Faça login. Já recebe a newsletter? Ative seu acesso.

Cadastre-se grátis, leia até 5 conteúdos por mês,

e receba nossa newsletter diária.

Voltar

Ao cadastrar-se você declara que está de acordo
com nossos Termos de Uso e Privacidade.

Cadastrar

Pronto! Só falta um passo.

Clique no link do e-mail que enviamos para
retornar aqui e finalizar seu cadastro.