O ano passado trouxe avanços na “descentralização” da IA – a tendência de expandir o acesso a tecnologias avançadas de IA disponíveis tradicionalmente apenas para aqueles com acesso a conjuntos de dados maciços, centralizados e proprietários. Produtos como Stable Diffusion e ChatGPT permitiram que um conjunto mais amplo de empresas, bem como indivíduos, acessassem e interagissem com modelos de aprendizado profundo que, de outra forma, seriam restritos a instituições com grandes conjuntos de dados.
Em 2023, podemos esperar ver os primeiros sinais de como a IA Descentralizada (DeAI) mudará modelos de negócios. Muito também por conta das facilidades para adoção em massa da IA oferecidas por outras tecnologias como 5G, a nuvem e blockchain, dizem analistas da McKinsey.
A DeAI tem um potencial incrível em negócios, através de práticas como o Aprendizado Federado e a distribuição de modelos em vez de dados, muitas vezes via APIs usadas por aplicativos e processos. Uma das possibilidades é a oferta de inteligência orientada por IA incorporada em todas as tecnologias em uso pelas corporações, já que a DeAI promove o desenvolvimento da IA em direção à inteligência distribuída, individualizada, personalizada e segura, preservando a privacidade. Os especialistas costumam dizer que a IA descentralizada é uma maneira eficiente e segura de implementar e usar a IA.
Este é um conteúdo exclusivo para assinantes.
Cadastre-se grátis para ler agora
e acesse 5 conteúdos por mês.
É assinante ou já tem senha? Faça login. Já recebe a newsletter? Ative seu acesso.
Se você já recebe nossas newsletters,
preencha seu e-mail que lhe mandaremos instruções
VoltarCrie sua senha para o e-mail
e atualize suas informações
É assinante ou já tem senha? Faça login. Já recebe a newsletter? Ative seu acesso.
Cadastre-se grátis, leia até 5 conteúdos por mês,
e receba nossa newsletter diária.
VoltarPronto! Só falta um passo.
Clique no link do e-mail que enviamos para
retornar aqui e finalizar seu cadastro.