Uma pesquisa recente do Capterra sobre o uso da Inteligência Artificial (IA) entre profissionais de gestão de projetos (Project Management, ou PM) descobriu que há otimismo sobre o uso da ferramenta e que ele é crescente. Profissionais da comunidade de usuários de software de PM acreditam que a IA pode ajudar na gestão dos times, no acompanhamento dos projetos e até na melhoria do tempo de entrega.
Gerentes de projetos de pequenas e médias empresas revelaram forte intenção de adotar IA no gerenciamento de projetos. Um número significativo de empresas já implementou IA (22%) ou se prepara para integrá-la em breve (39%). Isso indica um reconhecimento amplo dos benefícios e do potencial da tecnologia na melhoria dos processos e resultados de gestão de projetos. A grande maioria (93%) das empresas que já usam IA em PM reportam um retorno positivo sobre o investimento nos últimos 12 meses.
Ficou claro, também, que os profissionais reconhecem a necessidade de ampliar seus conhecimentos sobre a tecnologia para usá-la de forma plena. Enquanto 71% das empresas dizem estar muito ou moderadamente familiarizadas com a IA, a maioria declarou que espera aumentar em 32%, em média, seus investimentos em IA para a gestão de projetos até 2024.
Entre os desafios a serem superados pelas empresas que querem adotar a tecnologia, os três principais são falta de estratégia clara (28%), preocupação sobre privacidade, segurança e uso ético (26%) e falta de maturidade da tecnologia de IA (25%). É importante destacar que 1/5 das empresas se preocupa com os conhecimentos do time para implantar a tecnologia.
Uma seleção dos 10 melhores programas de gestão de projetos
Programas de gestão de projetos ajudam a gerenciar o fluxo de trabalho, definir prazos e metas, visualizar cronogramas, criar mapas mentais e acompanhar o andamento das entregas. Abaixo você encontra as 10 principais ferramentas listadas no Capterra, em ordem alfabética, com versões de uso gratuito. No artigo completo, você pode conhecer detalhadamente as funcionalidades de cada um, suas diferenças, recursos e como escolher.
- Airtable – nota 4,7/5. Solução colaborativa para gestão de tarefas, colaboração, geração de relatórios, acompanhamento de projetos e controle do tempo, com armazenagem na nuvem. As equipes podem visualizar tarefas em uma grade (semelhante a uma planilha), um calendário, um quadro Kanban ou em uma galeria.
- Asana – nota 4,4/5. Software de gestão de tarefas e projetos para tarefas diárias e iniciativas estratégicas. Ajuda a reunir a equipe para colaborar em projetos, atribuir tarefas a membros individuais da equipe, rastrear atribuições independentes, traçar metas e definir prazos, em uma única plataforma.
- Basecamp – nota 4,3/5. Ferramenta de organização de fluxo de trabalho que divide as demandas em projetos, incluindo informações de participantes, discussões, documentos, tarefas e datas importantes. Inclui quadro de mensagens, listas de tarefas, listas de verificação e automatização de agendamentos.
- ClickUp – nota 4,7/5. Ferramenta de gestão de projetos que permite organizar e delegar tarefas, documentos e objetivos em um mesmo espaço, com recursos de comunicação colaborativa em tempo real. Tem cronômetro global que rastreia o tempo gasto em cada projeto, e inclui recurso para criar mapas mentais.
- Evernote Teams – nota 4,4/5. Ferramenta para colaboração, compartilhamento de conhecimento, gestão e atribuição de tarefas e prazos. Permite registrar ideias, sincronizar com outros dispositivos e buscar por palavras-chave ou tipos de conteúdo. Captura informações críticas e as armazena em um só lugar.
- Jira – nota 4,4/5. Ferramenta de gestão de tarefas para equipes de produtos. Focado em times ágeis, o software ajuda a organizar problemas, rastrear bugs e acompanhar a atividade da equipe. Inclui diferentes quadros personalizáveis para organizar tarefas e fluxos de trabalho, como Scrum, Kanban e Roadmaps.
- MindMeister – nota 4,7/5. Ferramenta para criação de mapas mentais e gestão de projetos, com foco em criatividade colaborativa (brainstorming), interação da equipe e planejamento de tarefas. Mapas podem ser compartilhados e editados em tempo real, e convertidos em slides ou painéis de projetos ágeis.
- monday.com – nota 4,6/5. Ferramenta colaborativa de gestão de projeto que ajuda no planejamento, atribuição, rastreamento e organização do fluxo de trabalho. Tem templates com campos customizáveis. Permite automatizar tarefas recorrentes, criar cronogramas personalizáveis e visualizar dados com gráficos e tabelas.
- Notion – 4,6/5. Ferramenta de gestão do conhecimento, que conecta pessoas, ideias e anotações em um mesmo espaço. Ajuda a criar e organizar fluxos de trabalho com um editor do tipo “arrastar e soltar”. Permite criar roadmaps para a equipe, com etiquetas personalizáveis. Oferece quadro Kanban flexível.
- Todoist – nota 4,6/5. Software de gerenciamento e atribuição de tarefas e projetos, com visualização geral do cronograma de trabalho e recursos colaborativos. Oferece cartões no estilo Kanban com visão das atividades associadas a projetos. É possível agrupar e rotular tarefas, e atribuí-las a colaboradores.
*Metodologia do Capterra para escolha: para entrar na lista, os softwares precisam ter versões gratuitas, estar disponíveis no Brasil e incluir os seguintes recursos principais: planejamento, monitoração, organização, atribuição de tarefas e gestão de projetos, com controle de custos; cronograma com prazos, recursos e orçamento. Foram selecionados softwares com pelo menos 20 avaliações exclusivas publicadas no Capterra nos últimos dois anos, com uma classificação entre 4 e 5 estrelas. Selecionamos as 10 ferramentas com as classificações mais altas.
*A série “O caminho para o melhor software” é um projeto editorial criado pela divisão de Marketing Services da The Shift, em parceria com o departamento de conteúdo do Capterra, para ajudar pequenas e médias empresas a entender tendências de mercado e ter acesso a listas dos melhores softwares, escolhidos a partir da metodologia de avaliação do Capterra. Para conhecer a plataforma, acesse www.capterra.com.br.