O que é preciso para tirar uma ideia do papel e colocá-la no mercado? Para quem é adepto dos conceitos de Lean Startup, de Eric Ries, um Produto Mínimo Viável (MVP, na sigla em inglês). A ideia é soltar uma versão mais básica do produto, que seja capaz de permitir a testagem do item e gerar feedback. Assim, é possível aprender com os consumidores e não se basear apenas em estudos sobre o comportamento dos clientes. O processo evita desperdício de tempo e recursos.
“Eu uso o termo MVP como um lembrete para pessoas com background de desenvolvimento de produto de que nós vamos construir algo. Nós vamos entregar algo ao consumidor que é o mais real que podemos produzir, mas não vamos exagerar para tentar fazer algo muito elaborado”, explica Ries, em um post no Medium. “O MVP é desenhado para que o consumidor faça alguma ação e dê algo importante em troca. Até existir alguma troca de valor com o consumidor, não é possível ter certeza que as previsões sobre o produto estão certas”.
Agilidade é um dos benefícios da criação de um MVP por cortar parte do processo tradicional de lançamento de um produto. É importante que essa jornada seja comprimida justamente pela rapidez com que o mercado tem mudado. Em 16 semanas, é possível criar um MVP, como faz a software house brasileira Nave.rs. O método lançado pela empresa mostra que é possível alinhar a agilidade com a assertividade ao criar um Produto Mínimo Viável.
Este é um conteúdo exclusivo para assinantes.
Cadastre-se grátis para ler agora
e acesse 5 conteúdos por mês.
É assinante ou já tem senha? Faça login. Já recebe a newsletter? Ative seu acesso.
Se você já recebe nossas newsletters,
preencha seu e-mail que lhe mandaremos instruções
VoltarCrie sua senha para o e-mail
e atualize suas informações
É assinante ou já tem senha? Faça login. Já recebe a newsletter? Ative seu acesso.
Cadastre-se grátis, leia até 5 conteúdos por mês,
e receba nossa newsletter diária.
VoltarPronto! Só falta um passo.
Clique no link do e-mail que enviamos para
retornar aqui e finalizar seu cadastro.