Nos últimos cinco anos, a Ciência de Dados e a IA vêm desempenhando um papel enorme no redesenho da sociedade e vários setores econômicos. As necessidades de precisão, velocidade e interação digital aumentaram com o combate ao coronavírus e a imposição do distanciamento social, especialmente em domínios de missão crítica, como a Saúde. Se hoje a IA está em todo lugar – alimentando as ferramentas que usamos diariamente, moldando indústrias e até mesmo redefinindo como interagimos –, muito devemos ao impulso dado pela pandemia ao seu desenvolvimento e adoção.
A Covid-19 não foi apenas um dos maiores experimentos sociais de todos os tempos, mas também o gatilho que liberou todo o potencial da IA. O investimento global total na tecnologia cresceu 40% de 2019 a 2020, e foi um dos poucos que se manteve em dois dígitos nos anos seguintes. As startups capturaram boa parte desse investimento, de acordo com a Dealroom. A produção acadêmica também acelerou. Não por acaso, 2020 é o ano de três importantes marcos para o desenvolvimento vertiginoso da IA que testemunhamos diariamente.
- A Open AI lançou o GPT-3 LLM, de 175 bilhões de parâmetros, para gerar modelos de texto semelhantes aos humanos.
- A Nvidia anunciou a versão beta de sua plataforma Omniverse para criar modelos 3D no mundo físico. Hoje, o novo projeto Omniverse avança no design e simulação de fábricas de IA.
- O sistema AlphaFold da DeepMind venceu o concurso de dobramento de proteínas Critical Assessment of Protein Structure Prediction.
Três anos depois,a chegada do ChatGPT foi vista na academia como decorrências naturais dos desafios impostos pela pandemia. E, desde então, a IA vem reformulando a economia – forçando as pilhas de tecnologia existentes a evoluir para aproveitar totalmente o seu potencial. Ferramentas de IA Generativa continuaram a evoluir rapidamente com arquiteturas de modelos aprimoradas, ganhos de eficiência e melhores dados de treinamento. Interfaces intuitivas impulsionam a adoção generalizada, mesmo em meio a preocupações contínuas sobre questões como viés, consumo de energia e deslocamento de empregos.
Este é um conteúdo exclusivo para assinantes.
Cadastre-se grátis para ler agora
e acesse 5 conteúdos por mês.
É assinante ou já tem senha? Faça login. Já recebe a newsletter? Ative seu acesso.
Se você já recebe nossas newsletters,
preencha seu e-mail que lhe mandaremos instruções
VoltarCrie sua senha para o e-mail
e atualize suas informações
É assinante ou já tem senha? Faça login. Já recebe a newsletter? Ative seu acesso.
Cadastre-se grátis, leia até 5 conteúdos por mês,
e receba nossa newsletter diária.
VoltarPronto! Só falta um passo.
Clique no link do e-mail que enviamos para
retornar aqui e finalizar seu cadastro.