O Massachusetts Institute of Technology (MIT) desenvolveu um algoritmo capaz de identificar se uma pessoa está infectada com coronavírus a partir do som de sua tosse. Segundo os pesquisadores, a diferença no som da tosse de uma pessoa assintomática não pode ser detectada por ouvidos humanos – mas para isso temos IA.
O algoritmo foi desenvolvido a partir da gravação via smartphone, da tosse forçada de 4.256 pessoas. O banco de dados foi construído a partir das gravações enviadas para o site entre abril e maio deste ano. Os pesquisadores desenvolveram uma estrutura de processamento de voz, envolvendo extratores de recursos de biomarcadores acústicos para pré-triagem de Covid-19. Os registros de tosse são transformados e inseridos uma arquitetura baseada em Rede neural Convolucional (CNN).
Nos testes, o algoritmo do MIT obteve uma taxa de sucesso de 98,5% entre pessoas que receberam resultado positivo nos testes oficiais para coronavírus. Para os pacientes assintomáticos, essa taxa chegou a 100%.
Este é um conteúdo exclusivo para assinantes.
Cadastre-se grátis para ler agora
e acesse 5 conteúdos por mês.
É assinante ou já tem senha? Faça login. Já recebe a newsletter? Ative seu acesso.
Se você já recebe nossas newsletters,
preencha seu e-mail que lhe mandaremos instruções
VoltarCrie sua senha para o e-mail
e atualize suas informações
É assinante ou já tem senha? Faça login. Já recebe a newsletter? Ative seu acesso.
Cadastre-se grátis, leia até 5 conteúdos por mês,
e receba nossa newsletter diária.
VoltarPronto! Só falta um passo.
Clique no link do e-mail que enviamos para
retornar aqui e finalizar seu cadastro.