The Shift

Coronavírus é o nosso futuro

A especialista em saúde global Alanna Shaikh

Investir em infraestrutura de saúde e vigilância de doenças para que possamos saber quando as novas doenças surgirão. Esse é o caminho para conseguir evitar outras pandemias como a do Covid-19, segundo a especialista em saúde global Alanna Shaikh. “Podemos melhorar nas quarentenas e nas restrições de viagem, e deveríamos. Mas elas não são nossas únicas opções, nem as melhores, para lidar com essas situações.

Nesse TEDAlanna aborda de maneira didática e prática o status atual do surto de coronavírus nCov de 2019 e o que ele pode nos ensinar sobre as epidemias ainda por vir e o que precisamos fazer, coletiva e individualmente, para nos proteger. Até porque, temos todos os motivos para acreditar que o COVID-19 será um dos eventos mais significativos da década – se não além.

A maioria das formas de distanciamento social será inútil, de acrodo com Alanna, se as pessoas doentes não puderem ser tratadas. Portanto, ao mesmo tempo em que devem decretar medidas restritivas em larga escala, para evitar aglomerações, os governos também devem adotar medidas adicionais para melhorar a saúde pública, principalmente para atender a população mais desfavorecida.

CADASTRE-SE GRÁTIS PARA ACESSAR 5 CONTEÚDOS MENSAIS

Já recebe a newsletter? Ative seu acesso

Ao cadastrar-se você declara que está de acordo
com nossos Termos de Uso e Privacidade.

Cadastrar

Do ponto de vista global, a reação ideal ao surto seria uma resposta globalmente unificada. Investir na construção de um sistema de saúde global e apoiar as principais funções da assistência médica em todos os países do mundo, para que todos os países, mesmo os mais pobres, possam identificar e tratar rapidamente novas doenças infecciosas à medida que surgirem.