A sua empresa tem um modelo de negócio realmente sustentável? O conceito de “Inovação do Modelo de Negócio sustentável” (SBM-I) da BCG Henderson se propõe a responder essa questão. A partir de nove atributos, uma empresa pode analisar se o seu modelo tem a robustez e resiliência necessárias para competir em um mundo cada vez mais complexo e em constante mutação. E se é sustentável.
Após analisar mais de 100 modelos de negócios por meio dos quais as empresas agregaram valor comercial e benefícios ambientais e sociais, a BCG propõe uma análise sob a lente dos atributos a seguir:
1. Escala efetiva sem aumentar os riscos ou diminuir os retornos. Permite que a empresa cresça sem reduzir sua capacidade de criação de valor e lucratividade. À medida que o negócio cresce, também aumentam os benefícios ambientais e sociais que ele gera, sem diminuir o retorno econômico. É o modelo de negócio da Jeanologia, que desenvolve tecnologias de acabamento de denim ecologicamente corretas desde 1993. Muitas marcas passaram a adotar os serviços da companhia para limitar seu uso próprio de energia, água e produtos químicos. Em 2018, a tecnologia da Jeanologia foi utilizada em 35% dos 5 bilhões de jeans produzidos anualmente pela indústria, economizando mais de 10,6 milhões de metros cúbicos de água, montante equivalente ao abastecimento de água para 584 mil pessoas por um ano.
Este é um conteúdo exclusivo para assinantes.
Cadastre-se grátis para ler agora
e acesse 5 conteúdos por mês.
É assinante ou já tem senha? Faça login. Já recebe a newsletter? Ative seu acesso.
Se você já recebe nossas newsletters,
preencha seu e-mail que lhe mandaremos instruções
VoltarCrie sua senha para o e-mail
e atualize suas informações
É assinante ou já tem senha? Faça login. Já recebe a newsletter? Ative seu acesso.
Cadastre-se grátis, leia até 5 conteúdos por mês,
e receba nossa newsletter diária.
VoltarPronto! Só falta um passo.
Clique no link do e-mail que enviamos para
retornar aqui e finalizar seu cadastro.