Em junho deste ano, uma casa impressa em 3D que pode flutuar em um pontão foi inaugurada na República Tcheca. No ano passado, começou o trabalho de uma comunidade de casas impressas em 3D para famílias de baixa renda no México. Embora a construção de casas com impressoras 3D esteja se tornando mais escalonável, também é uma maneira divertida de brincar com designs exclusivos e conceitos futuristas para nossos espaços de vida.
Não fica muito mais futurista do que viver em Marte – e adivinhe? Também há uma casa impressa em 3D para isso. Na verdade, existem algumas: no ano passado, foi concluído um concurso promovido pela NASA chamado 3D Printed Habitat Challenge (em tradução livre, o Desafio do Habitat em Impressão 3D).
A competição de longa duração, iniciada em 2015, encarregou os participantes de criar casas que fossem viáveis de serem construídas em Marte. As equipes tiveram que considerar não apenas a tecnologia que usariam, mas que tipo de material estará disponível no Planeta Vermelho e que tipo de recursos uma casa marciana precisará ter para um humano sobreviver (e, de preferência, para sobreviver confortavelmente); as estruturas precisam ser fortes o suficiente para passar por uma colisão de meteoro, por exemplo, e capazes de manter uma atmosfera muito diferente daquela que fica do lado de fora de suas paredes.
Este é um conteúdo exclusivo para assinantes.
Cadastre-se grátis para ler agora
e acesse 5 conteúdos por mês.
É assinante ou já tem senha? Faça login. Já recebe a newsletter? Ative seu acesso.
Se você já recebe nossas newsletters,
preencha seu e-mail que lhe mandaremos instruções
VoltarCrie sua senha para o e-mail
e atualize suas informações
É assinante ou já tem senha? Faça login. Já recebe a newsletter? Ative seu acesso.
Cadastre-se grátis, leia até 5 conteúdos por mês,
e receba nossa newsletter diária.
VoltarPronto! Só falta um passo.
Clique no link do e-mail que enviamos para
retornar aqui e finalizar seu cadastro.