Em um futuro próximo, você provavelmente não terá um carro simples. Em vez disso, será transportado por um data center autônomo sobre rodas, navegando no tráfego suave sem precisar pegar no volante. Esse novo tipo de transporte é uma das maiores disrupções tecnológicas do primeiro quarto deste século: os veículos conectados e autônomos.
O 5G possibilitará um mundo totalmente conectado e a indústria automobilística estará entre as primeiras a serem transformadas. Estes veículos autônomos serão uma realidade e atenderão aos altos requisitos que os serviços de veículos conectados (CV) impõem ao desempenho das redes. Os principais cenários de aplicação do 5G CV incluem direção teleoperada (TOD), gestão de pelotões de veículos e assistência para mudanças rápidas.
As soluções TOD aproveitarão os sistemas de controle remoto de direção suportados por redes 5G para transmitir imagens 360 graus dos arredores de um por meio de câmeras e sensores a bordo, atuando como os olhos e os sentidos do motorista.
A TOD terá muitos cenários de aplicação em locais com rotas rodoviárias fixas, como aeroportos e portos, bem como em ambientes hostis como locais de mineração ou compactação de solo em locais de construção e disposição de resíduos.
A Huawei está trabalhando com seus parceiros em todo o mundo para acelerar a chegada da direção autônoma baseada em 5G. Entre as tecnologias em desenvolvimento pela companhia estão um radar de ondas milimétricas e um “ecossistema” de sensores capazes de ajudar as montadoras a alcançar o nível 5, o mais alto na escala dos veículos autônomos. No início de maio, a empresa lançou um conjunto completo de módulos e componentes inteligentes para carros com a marca Huawei Inside.
A companhia começou a construir suas alianças na indústria automobilística no ano passado, e já assinou contrato com 18 montadoras para formar o chamado “ecossistema automotivo 5G” usando seu sistema HiCar. A Huawei pretende investir muito em pesquisas de tecnologias de carros elétricos e de direção autônoma.
Entre os parceiros na indústria automobilística estão os fabricantes alemães Audi e Volkswagen e o grupo chinês Baic, produtor dos veículos Arcfox. Há acordos também com a Chery para o desenvolvimento de sistemas avançados de auxílio à condução e direção autônoma da montadora, e com a Audi, para soluções destinadas a veículos inteligentes conectados, capazes de trocar informações entre si e com a infraestrutura viária.
Nas projeções da Huawei, em 2025, 20 milhões de veículos totalmente autônomos representarão cerca de 1% de todos os veículos nas estradas do mundo, o que deve aumentar para quatro em cada dez em algumas cidades até 2030.