Nos próximos 5 a 10 anos, as principais nações e regiões do mundo adotarão energias renováveis como as principais fontes de energia para suas redes elétricas. E a tendência é a de que a energia fotovoltaica (PV) se torne o esteio desse universo. Garantir sua segurança, confiabilidade e eficiência vem sendo um grande desafio, que a IA, Cloud, IoT e o 5G estão ajudando a enfrentar.
Há um importante papel a ser desempenhado por essas tecnologias no gerenciamento inteligente da transformação energética. Claramente, o setor de energia é um dos grandes beneficiários da conectividade 5G. Mesmo entre muitas outras aplicações industriais empolgantes, a promessa de redes elétricas inteligentes e de medição inteligente de serviços públicos oferecem enormes benefícios para os consumidores, distribuidores de energia e até mesmo para o meio ambiente.
Para construir uma rede de distribuição de energia que seja visível, mensurável e controlável, as empresas geradoras de energia devem ser capazes de identificar a localização de quedas de energia, cargas, pontos de baixa tensão e riscos. E não conseguirão fazer isso sem utilizar meios inteligentes, como monitoramento dinâmico, detecção de status de dispositivos e operação, inspeção e controle transparentes.
A Huawei tem se destacado na digitalização do setor fotovoltaico, fornecendo soluções para a integração mais segura e inteligente desses sistemas nas redes de transporte e distribuição de energia. Hoje a empresa é uma das maiores fornecedoras de inversores, diferenciando-se pela oferta de inversores descentralizados (mesmo para plantas maiores, de 1GW) e soluções que incluam inteligência artificial e redes 5G. Os algoritmos melhoram a conexão com a rede elétrica, garantindo maior aproveitamento da energia solar fotovoltaica gerada pelas usinas.
Essas soluções já estão sendo utilizadas no Brasil, no Complexo de Coremas, no sertão da Paraíba. Utilizando a solução FusionSolar 6.0+ (com os principais recursos AI Boost, como Smart Tracker Control Algorithm e Smart Grid-connection Algorithm), a Huawei está dando um passo além na integração da tecnologia digital aos módulos solares. Essa ação, em parceria com a Rio Alto Energias Renováveis, ampliará a entrega de energia inteligente em todo o território brasileiro.
A tecnologia 5G deverá facilitar o processo de descentralização da rede, já que é incrivelmente rápido, seguro e capaz de ajudar a equilibrar a rede de energia com a transmissão instantânea de grandes volumes de dados, necessários para monitorá-la. Entre outras coisas, é capaz de levar a medição de energia às suas próximas etapas lógicas, permitindo um grau avançado de coleta de dados e previsão de energia em cadeias de suprimentos complexas, bem como em instalações individuais.