O desenvolvimento da tecnologia 5G é uma longa maratona que requer inovação constante e visão de futuro – e a Huawei pretende permanecer como indutora desse processo. No discurso de abertura do Huawei Global Analyst Summit (HAS), a empresa prometeu continuar liderando a inovação à medida que o novo padrão de conectividade móvel evolui.
O roadmap de evolução do 5G contempla duas metas estratégicas. A primeira é a expansão do Massive MIMO (tecnologia de emissão de sinal por múltiplas antenas para acelerar a troca de dados) para inclusão de todas as bandas de frequência em todos os cenários.
A segunda é trabalhar com parceiros da indústria para definir novas direções e tecnologias. Para esse fim, a Huawei foi uma das primeiras a propor um padrão intermediário sem fio 5.5G.
Este ano, durante a IEEE Wireless Communications and Networking Conference (WCNC 2021) cientistas da Huawei afirmaram que o 5.5G é “o próximo passo para concretizar a visão da companhia para a indústria móvel”.
A Huawei prevê que o 5.5G superará amplamente o 5G em muitos aspectos. Por exemplo, o 5.5G reduzirá o custo por bit de eMBB em 10 vezes, fornecerá maiores recursos de uplink usando UCBC, fornecerá taxas de downlink de Gbps em baixa latência e também aumentará a quantidade de usuários XR suportados, atendendo demandas crescentes por experiências imersivas, bem como demandas diversificadas e complexas de IoT.
Quando esse futuro será real? Bom, uma nova tecnologia leva de três a cinco anos para normalizar as operações e atingir a maturidade. O aprimoramento do uplink, por exemplo, requer muito tempo para diversificar novos terminais. Também leva tempo para preparar as políticas de suporte, já que o 5.5G precisará de mais espectro abaixo de 100 GHz.
Além disso, cada geração de tecnologia de comunicação móvel reinou por cerca de uma década, antes de ser substituída por um novo padrão. Agora, com a rápida comercialização das tecnologias 5G, estamos mais perto de realizar a conexão de tudo. Nos próximos 10 anos, a inteligência estará em toda parte em nossas vidas, e será mais distribuída do que centralizada.
Na visão da Huawei, a rede fará muito mais do que apenas transmitir dados. Ela se tornará uma entidade inteligente distribuída que pode mesclar os mundos real e digital.
Para concretizar tudo isso, a companhia tem pedido à indústria para finalizar a padronização 5.5G no 3GPP Versão 18 e posteriores.