5G e Inteligência Artificial (AI) são consideradas as tecnologias mais disruptivas desta década. Cada uma, à sua maneira, funciona como catalisadora de muitas outras tecnologias emergentes, abrindo caminho para uma variedade de oportunidades de negócios. Juntas, elas estão inaugurando uma nova era de conectividade inteligente que possibilita os seguintes benefícios:
- Maior eficiência: capacidade de lidar com uma grande quantidade de informações em um curto espaço de tempo – o 5G, transmitindo uma grande massa de dados simultâneos, gerada por milhares de dispositivos e a IA usando algoritmos eficientes e reduzindo a complexidade operacional.
- Melhor gestão operacional e de custos por meio de sistemas automatizados: fábricas inteligentes nas quais funcionários, máquinas, clientes e fornecedores estarão totalmente conectados.
- Inteligência distribuída: A baixa latência e a alta capacidade do 5G permitirão que o processamento da IA seja distribuído entre o dispositivo, a borda da rede e a nuvem. Entre outros benefícios, o 5G valor trará soluções integradas – combinações que atendam às necessidades dos clientes e consumidores.
As duas tecnologias irão interagir principalmente na borda da rede. O 5G será capaz de suportar até um milhão de dispositivos Edge simultâneos por quilômetro quadrado. Essa imensa malha será um campo de provas riquíssimo para a inteligência artificial da próxima geração e para a construção de casos de uso dependentes da análise de dados em tempo real.
A IA distribuída se tornará parte integrante de todas as facetas da sociedade, dos projetos de cidades inteligentes à Internet Industrial e aplicativos inteligentes para manufatura. Da energia elétrica às finanças, saúde, logística, agricultura e habitação. Marcará o início de uma era definida por experiências altamente contextualizadas.
Provedores de serviços de comunicação em todo o mundo já estão colhendo os benefícios da integração de IA em suas redes. O planejamento, a construção, a manutenção, a otimização e as operações de rede estão evoluindo de forma inteligente para oferecer suporte a novos serviços, aplicativos e experiências do usuário, e resolver problemas de forma mais rápida e eficiente. Com a melhoria contínua das redes, a extensão das novas aplicações será limitada apenas pela nossa imaginação.
Na visão da Huawei, essa conectividade inteligente proporcionará oportunidades para as operadoras quebrarem seus modelos de negócios, permitindo-lhes desenvolver novos serviços digitais, explorar novas perspectivas e fomentar mais parcerias na indústria.