s
Crédito: Pete Linforth/Pixabay

TENDÊNCIAS

Covid-19 impulsiona computação em nuvem

O uso dos serviços em nuvem vem crescendo não apenas porque aumentou a preocupação com segurança de dados, mas também pela própria experiência do cliente

Por Redação The Shift 14/05/2020

Escalabilidade, economia e alcance continuam sendo os principais impulsionadores do uso de cloud computing. E a tendência é a de que o mercado global de nuvens híbridas registre crescimento incremental após pandemia de Covid-19.

Dados da 451 Research indicam que mais de um terço (38%) das empresas estão mudando seu foco para estruturas de nuvem híbrida como um componente principal de sua estratégia formal de nuvem, mesmo diante dos desafios de implementação. A Advance Market Analytics fala em  aproximadamente 22% das cargas de trabalho corporativas tratadas por plataformas de nuvem híbrida até 2020.

O modelo multicloud acrescenta complexidade adicional a esse cenário. De acordo com o Flexera 2020 State of the Cloud Report a maioria das organizações (93%) possui uma estratégia multicloud. Das 481 empresas ouvidas, 86% disseram que estão incorporando várias nuvens públicas, enquanto 60% relatam usar mais de uma nuvem privada. A combinação mais comum é uma mistura de várias nuvens públicas e privadas, com 53% adotando essa abordagem. E aplicativos isolados em diferentes nuvens são a implementação mais comum.

Receba grátis nossa newsletter

Realizada agora no primeiro trimestre de 2020, já sob os efeitos da Covid-19, a pesquisa da Flexera aponta outras tendências relevantes, incluindo: uma mudança nos ambientes de aplicativos das máquinas virtuais para contêineres; a crescente popularidade dos serviços de contêiner gerenciado em nuvem; a falta de controles e gerenciamento de custos, que levou quase um quarto das organizações a exceder os orçamentos já maiores; e o aumento das preocupações com segurança e com a falta de conhecimento sobre nuvem na equipe de TI.

Outro relatório recenteda DXC Technology, aponta a nuvem como prioridade para a transformação dos negócios, uma vez que a coleta e o tratamento de dados estão cada vez mais integrados na maneira como inovam e competem. Muitos dos mais de mil entrevistados estão migrando para a nuvem para solucionar deficiências em seus data centers internos. Os benefícios dos serviços em nuvem estão diretamente relacionados às estratégias competitivas mais amplas. Particularmente o desenvolvimento de novos produtos e serviços e a consequente criação de novos fluxos de receita.

Um maior uso dos serviços em nuvem também facilita duas estratégias competitivas relacionadas ao cliente identificadas pelos respondentes do DXC: melhorar a experiência do cliente e garantir a privacidade dos dados.

Mas cuidado: o uso da nuvem corporativa pós-COVID-19, embora mais necessário e prevalente, pode ficar mais caro. Principalmente em relação à nuvem pública.

Sua empresa contrata inovadores ou bons trabalhadores?

Tendências

Sua empresa contrata inovadores ou bons trabalhadores?

O perfil dos profissionais mais inovadores é de pessoas curiosas, que aceitam riscos, mas que querem ultrapassar barreiras

Por Redação The Shift
Um holograma para chamar de seu

Inovação

Um holograma para chamar de seu

Uma startup norte-americana vai oferecer serviço para transformar fotos pessoais de usuários em hologramas bem realistas

Por Redação The Shift
Os setores que cresceram (e ainda estão crescendo) mais rápido

Tendências

Os setores que cresceram (e ainda estão crescendo) mais rápido

Segurança digital, fintechs, criptomoedas e insurtechs lideram as apostas para continuar bombando este ano

Por Redação The Shift
Empresas sociais podem mudar setores inteiros

Tendências

Empresas sociais podem mudar setores inteiros

Uma empresa social geralmente se concentra em uma causa social chave, como pobreza internacional, emprego para grupos desfavorecidos ou mudança climática

Por Redação The Shift
CES 2021: as tendências que vão ganhar força

Tendências

CES 2021: as tendências que vão ganhar força

Carros elétricos autônomos, robôs, IA, está tudo na lista, com sessões que vão trazer os figurões das indústrias

Por Redação The Shift
Estrada aberta para os carros elétricos

Tendências

Estrada aberta para os carros elétricos

A Noruega se tornou o primeiro país a vender mais carros elétricos do que movidos a gasolina em 2020

Por Redação The Shift