s
Crédito: Pixabay

BIOTECH

Coronavírus: vacina sai ainda este ano?

Astra-Zeneca, Pfizer e Sinovac disputam a corrida para ver quem chega primeiro ao mercado. Mas é seguro?

Por Soraia Yoshida 18/10/2020

Neste final de semana, a imagem de milhares de doses de vacinas contra Covid-19 em produção na fábrica da Pfizer rodou as redes. Quer dizer que teremos uma vacina pronta ainda este mês. Ainda não.

O governo britânico anunciou que espera ter a primeira vacina disponível em dezembro. Segundo Jonathan Van-Tam, subchefe da comissão responsável pelo controle médico da Covid-19, a vacina desenvolvida pela Astra-Zeneca e pelos pesquisadores da Universidade de Oxford poderia estar pronta para o Ano Novo. As primeiras doses irão para os trabalhadores da saúde, idosos e mais vulneráveis.

Segundo o Times, as equipes do Serviço Nacional de Saúde (NHS) vão receber treinamento para aplicar a vacina antes do final do ano.

Receba nossa newsletter

No Brasil, o Ministério da Saúde anunciou uma campanha de vacinação a partir de abril do próximo ano. O cronograma inclui apenas a vacina de Oxford em parceria com a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). Os testes da Coronavac – vacina da chinesa Sinovac em parceria com o Instituto Butantan – em seres humanos tiveram início em 21 de julho e, assim como a vacina de Oxford, está na fase 3 e sua aplicação ainda depende de autorização da Anvisa. O estudo de grau de proteção ainda vai avançar por 2021.

Para acompanhar e entender melhor o processo de trials dos laboratórios, o New York Times publicou um gráfico cujas informações principais traduzimos a seguir.

 

Vacinas para Coronavírus
Infogram

Foque na correção dos modelos de dados que a pandemia quebrou

Inteligência Artificial

Foque na correção dos modelos de dados que a pandemia quebrou

Em alguns casos será preciso refazer alguns algorítmicos baseados no princípio de que padrões e comportamentos do passado se repetem no futuro. Em outros, recalibrar a série histórica

Por Cristina De Luca
Futuro do trabalho: 5 prioridades para seu negócio dar certo

Economia

Futuro do trabalho: 5 prioridades para seu negócio dar certo

Ter estratégia, planejamento de talentos, aprendizagem, inovação e desenvolver a experiência do funcionário são essenciais para um ambiente de trabalho mais produtivo, eficiente e criativo

Por Redação The Shift
Lições da pandemia para a cibersegurança

Segurança

Lições da pandemia para a cibersegurança

Desde o início de março, em meio à escala da pandemia de coronavírus, os ataques cibernéticos à Organização Mundial de Saúde (OMS) mais que dobraram, mas aparentemente nenhum deles foi bem-sucedido

Por Redação The Shift